Bem vindo ao Jardim Botânico da UTAD

Desde 1988 que Portugal tem um novo jardim botânico na sua já longa história de colecções e espaços destinados ao ornamento vegetal. O Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (JBUTAD) é, actualmente, um dos maiores jardins botânicos da Europa e no seu interior poderemos observar espécies vegetais vindas dos quatro cantos do mundo.

Ao mesmo tempo, a divulgação e conservação das espécies vegetais de Portugal terá também um importante e destacado eco neste jardim. Este esforço conservacionista estará recolhido não só ao longo das suas colecções temáticas, como também nos espaços destinados à integração e ornamento dos edifícios do campus universitário. De facto, as actuais exigências da sociedade estão claramente reflectidas neste jardim inovador e, ao mesmo tempo, próximo de todos.

O Jardim Botânico da UTAD pretende ser um exemplo de como qualquer espaço é bom para, de modo sustentável, pode ser criado um verdadeiro banco germoplasmático diverso e harmonioso. A utilização do espaço da universidade, com o seu trânsito constante de pessoas e viaturas, ou a integração num núcleo populacional em crescimento, como é o ambiente da cidade de Vila Real, não foram razões para impedir a criação deste formidável espaço de vida. Pessoas e plantas vivem aqui um relacionamento de igualdade fraternal que nos mostra a todos como o impossível pode ser possível. Visite connosco este recanto de vida e desfrute da grandiosidade que as plantas têm para nos oferecer.

Conhece os recursos do Jardim Botânico...

A preservação do nosso recurso vegetal passa pelo seu conhecimento. O Jardim Botânico da UTAD proporciona-te uma extensa base informativa sobre as plantas que formam parte da tua paisagem. O Herbário, a Flora Digital, as Colecções Temáticas, a colaboração com escolas e centros de formação, todo um universo de conhecimento criado para ti e que está a tua espera para que o utilizes. Se não podes vir até Vila Real, mergulha nesta aventura e verás o reino maravilhoso em que vives apenas com o resumo que este portal te proporciona.

O Herbário de Vila Real

Temos mais de 2500 espécies em registos catalogados da Flora Digital de Portugal, pesquisáveis de forma fácil e intuitiva. Utiliza a caixa de pesquisa por nome de espécie no cabeçalho ou acede ao menu da Pesquisa avançada!

14 colecções temáticas no Campus da UTAD

Colecções Temáticas com fotos, vídeos, textos e até a localização geográfica de cada uma. Porque o saber não ocupa lugar!

Projeto Escola-Jardim

O projecto Escola-Jardim permite que os centros escolares possam usufruir do conhecimento e da riqueza florística do Jardim Botânico.

... e um conjunto de actividades a explorar

Corpo de voluntários, projeto Escola-Jardim, cursos e estágios de formação, são um conjunto vasto de atividades que podes levar a cabo no Jardim Botânico da UTAD. Se estás interessado, acede ao menu de atividades e preenche o formulário!

Integração do Campus Universitário da UTAD no Jardim Botânico

Percorre também a nossa galerias de imagens onde exibimos algumas fotografias que melhor captam a beleza do campus da Universidade...

Tecnologias e inovação no acesso à informação

O Jardim Botânico da UTAD está a actualizar progressivamente as suas placas de identificação com recurso a etiquetas visuais QRCode, onde códigos visuais são impressos nas novas placas o que permitem ao nosso visitante ter acesso a um conjunto vasto de informação de cada espécie através do seu telemóvel.

Com uma aplicação gratuita para leitura de QRCode instalada no teu telemóvel, um simples clique proporciona-te um conjunto de informações relevantes sobre cada uma das quase 1000 espécies vivas existentes no Jardim Botânico da UTAD.

A esta ferramenta gratuita, demos o nome de Explorador Móvel que é chamado cada vez que apontas o teu telemóvel a uma das nossas placas. Otimizado para os pequenos dispositivos móveis, também o poderás conhecer em http://jbm.utad.pt

Para que tenhas acesso a toda a informação, basta procurares junto de qualquer espécie uma placa com o seu nome, família, nome comum e distribuição geral no planeta. Aponta o teu telemóvel para o código impresso e já está!

Além das placas identificativas, a realidade aumentada é utilizada, pela primeira vez num Jardim Botânico, para contextualizar as rotas temáticas do JBUTAD. Basta instalares um navegador (browser) Layar e seleccionar o layer do Jardim Botânico da UTAD. Com esta aplicação, gratuita, o nosso visitante dispõe agora, e de imediato, de vários conteúdos áudio e vídeo e a posição GPS das nossas colecções, tornando-se um excelente guia!

Acede ao menu das Tecnologias de apoio e sabe como as utilizares!.